Uma das principais funções do “Stories” do Instagram é o uso do “Boomerang” efeito que faz um pequeno vídeo de ida e volta em formato de GIF, vendo o sucesso dessa tecnologia a Apple começou a instalar uma função semelhante nos seus celulares a partir do iPhone 6s, o efeito chama de “Live Photos”. Ao tocar com força na imagem, ela se movimenta, registrando alguns segundos como se fosse um vídeo.
O iOS 11 então incluiu três efeitos especiais, que são aplicados na imagem sem que você precise tocar nela, pois já aparecem na sua biblioteca quando são visualizadas, essas personalizações expandem a potencialidade da “Live Photo”. Se você ainda não explorou estes efeitos, mostraremos aqui como fazer.
Para iniciar o processo, abra a sua câmera e procure pelo ícone da função, localizado no topo da tela, semelhante ao da imagem a seguir.
Depois ative ele até que ele esteja na cor amarela. Faça seu registro em movimento e depois, quando a foto estiver selecionada arraste o dedo de baixo para cima, para ver as opções de efeito a serem utilizadas.
Você então verá as opções Vai e Volta, Longa Exposição e Loop . Detalhamos cada um deles a seguir.
Vai e Volta
Como o próprio nome já diz essa aplicação faz com que a imagem vá e volte indefinidamente. Semelhante com o “Boomerang”.
Longa Exposição
Este é o efeito mais interessante e útil para quem gosta de tirar fotos mais elaboradas. A câmera do iPhone é ótima, mas o aplicativo nativo é bastante limitado e não permite que o usuário manipule ajustes mais técnicos, como o tempo de exposição na hora da foto. O iOS 11 resolveu em parte isso, permitindo que se use o recurso para aumentar o tempo de exposição no momento em que se faz a foto.
Isto é ótimo em fotos em que você quer registrar o movimento em uma imagem fixa, como por exemplo, os faróis dos carros à noite ou a água que passa em um rio.
O efeito Longa Exposição junta várias versões da mesma imagem, formando uma única foto
O ideal, neste tipo de foto, é você fixar o iPhone, para que o resto da imagem não fique borrado e fora de foco.
Experimente também tirar fotos de paisagens noturnas com o “Live Photo” e aplicar o efeito de Longa Exposição. Você pode se surpreender com o resultado.
Loop
O efeito faz uma “Live Photo” se repetir infinitamente, dando a ideia de movimento. É como um GIF animado, porém de melhor qualidade e com um tamanho de arquivo bem menor.
É ideal para fotos de paisagens e de água em movimento, desde que a câmera esteja fixa no mesmo ponto, assim como no Longa Exposição.
Transformar Live Photo em GIF
As “Live Photos” só podem ser visualizadas no iOS, macOS e no Facebook. Mas se você enviar a imagem para alguém que use outra plataforma, via WhatsApp ou email, a pessoa não conseguirá visualizar o movimento. Para isso é necessário baixar alguns apps que transformam uma “Live Photo” em um GIF animado como o Motion Stills, para assim poder postar em qualquer lugar ou enviar para outras pessoas.
Mas é vale ressaltar que GIFs animados se transformam em arquivos grandes ocupam bastante espaço de armazenamento.