Responda rápido: você gostaria de prolongar a vida útil da bateria do iPhone? Mas e se eu disser que isso é diferente de aumentar a duração da bateria do aparelho, ainda teria interesse? Pois é, aposto que você percebeu que falamos em “vida útil” e “duração da bateria”, coisas diferentes, mas que são muito bem-vindas para qualquer usuário Apple.
No post de hoje você vai entender melhor sobre os dois casos e vai saber as vantagens e os caminhos para prolongar a vida útil do seu iPhone.
Senta aí, relaxa e curta o conteúdo.
O que significa vida útil da bateria do iPhone?
Quando falamos em vida útil de uma bateria estamos falando no tempo de duração desse item antes que você precise levar seu iPhone ou qualquer outro aparelho Apple para a troca desse item. É o tempo em que a bateria permanece sem ter que ser trocada, simples assim.
E como ninguém gosta de perder tempo (ou dinheiro) lidando com a troca da bateria de seus aparelhos, aumentar a duração da bateria Apple significa aproveitar seus dispositivos ao máximo, sem qualquer estresse ou dor de cabeça.
Do que são feitas as baterias do seu iPhone
A Apple utiliza, não só nos iPhones, mas nos seus dispositivos mais modernos, as chamadas baterias de Íons de Lítio, que são poderosas porque carregam mais rápido, duram mais e têm maior densidade de carga, aumentando a vida útil da bateria.
Opa! Então já temos aqui um tópico que favorece o aumento dessa vida útil da bateria, pois com o Íon de Lítio as baterias têm carregamento rápido até chegar aos 80% da sua capacidade, daí, atingida essa marca, elas mudam para a carga mais lenta.
Acontece que isso não é mero acaso, é tecnologia aplicada para o benefício do seu aparelho, pois assim o software pode limitar a carga a 80% se a temperatura da bateria exceder o limite recomendado, o que é ótimo em termos de segurança.
Com isso você carrega seu aparelho em um tempo menor, e pode usá-lo sem esperar uma eternidade para isso, além da vantagem de ser um cuidado capaz de prolongar a vida útil da bateria.
Essa Apple é demais, né?
Saiba como prolongar a vida útil da bateria do iPhone
Agora vamos falar de ações que podem, realmente, estender a vida útil da bateria do seu aparelho. Repare que muitas delas são bem simples de fazer ou evitar para conseguir isso.
1 – Temperaturas extremas afetam a bateria
Nem muito quente, nem muito frio, existem temperaturas ideais para usar seu iPhone e outros dispositivos da Apple. E aqui vale mesmo prestar a atenção para o risco de deixar seu iPhone exposto ao sol escaldante em um dia quente, esquecido fechado no carro ou usá-lo por longas horas sem prestar atenção a um possível superaquecimento.
Em ambientes muito frios, talvez você note uma queda na duração da bateria, mas essa condição é temporária. Assim que a bateria voltar à temperatura normal, seu desempenho também será normalizado.
Veja abaixo um gráfico oficial da Apple mostrando a relação entre seus aparelhos e a temperatura ideal para seu uso.
2 – Evite o carregamento rápido forçado
A chamada recarga rápida de um aparelho é algo que todo usuário deseja e gosta quando consegue, mas pode ser um redutor da vida útil da bateria do seu iPhone. O que acontece é que ainda que o aparelho sinalize que suporta recargas rápidas, elas aquecem muito o smartphone e podem sim impactar na bateria.
3 – Use cabos e carregadores oficiais da Apple
Produtos de segunda linha, não oficiais, os chamados falsificados. Sabe aquele papo de “barato que sai caro”? Pois é, ainda que a tentação seja grande o custo aparentemente pequeno, usar esses itens pode danificar sua bateria ao longo do tempo ou pior: causar danos mais sérios ao seu aparelho, inclusive com risco de incêndio.
4 – Otimize as configurações do aparelho
Muita gente sabe, mas tem quem desconheça duas ações simples, mas eficientes de prolongar a vida útil da sua bateria. E é só ir nas configurações do aparelho para isso.
Ajuste o brilho
Quanto maior o brilho, maior o consumo de energia e o impacto, ao longo do tempo, na vida útil da bateria. Reduza a luminosidade ou ative o “Brilho Automático” do iPhone.
Wi-fi sempre ligado
O que acontece é que as conexões Wi-Fi consomem menos energia que as redes celulares, portanto deixar seu Wi-Fi sempre ligado reduzirá esse consumo.
5 – Mantenha seu software atualizado
Um software atualizado é um parceiro na eficiência do seu aparelho. Sempre que houver atualização, faça, pois isso também contribui para que o aparelho utilize corretamente seus recursos preservando a carga e a vida útil da bateria.
6 – Dependo da sua case, remova antes da recarga
O que acontece aqui é que alguns tipos de case (as capinhas) podem gerar calor excessivo no aparelho e afetar a bateria. Se você percebe que ele costuma ficar quente durante a recarga, retire-o da capa antes e evite isso, bem simples.
Para prolongar a vida útil da sua bateria: nem 0, nem 100%
Esse ponto merece um tópico à parte, pois muita gente acredita, erradamente, que o melhor é deixar o iPhone descarregar totalmente para conectá-lo a um carregador. Erro!
Esse pensamento é resquício de algo que rolava com as baterias antigas, mas que não ocorre com as baterias de Íons de Lítio. Portanto, nada de esperar a carga zerar para recarregar o aparelho, chegou ali em 20% ou menos, carregue.
Mas e usar seu aparelho com 100% de carga? Nesse caso isso não vai acontecer, porque a Apple possui um sistema inteligente e automático que controla a bateria para que ela não atinja o pico de 100% por um longo tempo.
A própria bateria faz uma leve descarga periódica para regular isso. Portanto, use ou trabalhe de boa com seu Apple conectado.
iPhone guardado por muito tempo? Carga em 50%
Essa dica aqui é muito útil e pouco conhecida. Se você precisar manter seu iPhone guardando por um longo tempo, cuidado com a temperatura ambiente do local onde ele será guardado e com a carga da bateria enquanto ele estiver desligado.
Ao contrário do que muita gente pensa, o ideal não é carregar nem descarregar totalmente a bateria. Você pode deixar com 50% de carga por até uns cinco ou seis meses e fazer essa recarga periódica, se for o caso.
Só não se esqueça de desligar o aparelho e colocá-lo em um local fresco e sem umidade, abaixo de 32 °C (90 °F), beleza?
Ah, e quando tiver que ligá-lo novamente, o ideal é carregar por 20 minutos com o carregador original.
Conclusão sobre prolongar a vida útil da bateria do iPhone
Não têm muito mistério, mas existem pontos de atenção para preservar a longevidade da sua bateria. São cuidados simples, em sua maioria, mas que garantiram muito mais tempo de uso do seu aparelho sem essa preocupação ou gastos com a troca desse item.
Mas se precisar trocar, não coma mosca!
O sapo não tem pé, o sapo não tem mão, mas na Loja do Sapo tem sempre a melhor condição para você trocar ou entregar uma nova bateria para você em todo Brasil.
Clique aqui e fale agora mesmo com a nossa equipe comercial e saiba mais!