Os smartphones são, hoje em dia, verdadeiros repositórios de informações pessoais e profissionais importantes e, muitas vezes, confidenciais. Portanto, nada melhor que garantir a proteção desses dados, fotos e vídeos usando um poderoso recurso para isso, o Face ID do iPhone.
O que acontece é que esse recurso parece funcionar muito bem para algumas pessoas, enquanto outras reclamam dizendo que ele não funciona. Mas na verdade o problema pode estar no modo como configurar o Face ID no seu aparelho.
Neste post vamos contar para você como essa tecnologia pode ser a guardiã dos seus dados, desde que você siga algumas recomendações e cuidados, como esses que a Loja do Sapo selecionou para você.
O que é o Face ID do Iphone?
O Face ID é uma tecnologia de biometria facial, que por meio de um conjunto de sensores da câmera do aparelho captura a imagem e os dados do rosto com precisão, analisando e projetando pontos invisíveis para criar um mapa de profundidade do rosto. O recurso consegue, inclusive, capturar uma imagem infravermelha da face do usuário.
Qual a função do Face ID do Iphone?
O recurso foi criado para ampliar a proteção das informações contidas no iPhone, usando para isso a autenticação da imagem do rosto do usuário para o desbloqueio do dispositivo.
Mas além de desbloquear o aparelho, o recurso também consegue, pelo reconhecimento facial, autenticar compras pelo Apple Pay, download e assinatura de apps na App Store.
Como funciona o Face ID do Iphone
O sistema de câmera TrueDepth garante a eficiência no funcionamento do Face ID, pois esse sistema escaneia a geometria do rosto do usuário de forma precisa, possibilitando a identificação correta da imagem mapeada. Ele projeta milhares de pontos invisíveis para desenvolver um mapa de profundidade, além de reforçar sua precisão com uma imagem infravermelha da face.
E mais, o recurso tem uma tecnologia tão precisa e inteligente que ele é capaz de se reconhecer o rosto do usuário até mesmo se a pessoa estiver usando maquiagem ou se estiver com barba ou sem barba.
Para casos mais agudos de mudança no rosto, tipo uma cirurgia, é só usar o código de desbloqueio cadastrado para confirmar a identidade que você poderá atualizar os dados.
O Face ID pode ser enganado por uma foto?
Não pode. Esse é justamente um dos diferenciais da qualidade da tecnologia da Apple.
A tecnologia usada para garantir a eficiência do recurso, com a projeção dos pontos e o mapa de profundidade, citados acima, garante que uma simples foto não tenha a capacidade de desbloquear o seu iPhone.
Dicas para configurar corretamente o Face ID
1 – Cadastrar o seu rosto corretamente
Parece óbvio, mas tem gente que não segue essa dica corretamente. O que acontece é que o Face ID precisa escanear o seu rosto por inteiro e posicionar corretamente o rosto na hora da configuração, seguindo as orientações que aparecem na tela, de mover a cabeça quando solicitado é fundamental.
2 – Não está preciso ainda? Refaça
Percebeu que o desbloqueio não está respondendo bem? Talvez só precise refazer o passo acima, cadastrar novamente seu rosto.
É só acessar as configurações e reescanear.
3 – Evite usar o código para desbloquear
O recurso é uma machine learning, uma máquina que aprende e evolui. Portanto, se você tentar desbloquear seu iPhone e não conseguir, tente novamente, mude o ângulo, mas continue sem usar o código para que esse recurso aprenda e corrija o erro na identificação.
4 – Configure as opções de acessibilidade
Se você tiver alguma limitação física que te impeça de fazer todos os movimentos com a cabeça solicitados na configuração do Face ID, siga esse passo a passo aqui:
- Acesse Ajustes > Face ID e Código
- Posicione o rosto na moldura e toque em “Opções de Acessibilidade”
O Face ID continuará sendo seguro, mas exigirá mais consistência quando você desbloquear o iPhone.
5 – Altere os ajustes de atenção
O recurso desbloqueia o iPhone apenas quando o usuário está olhando para a tela. Porém, se quiser, você pode mudar isso, para que o iPhone não exija sua atenção dessa forma.
- Acesse Ajustes > Face ID e Código
- Ative ou desative as opções “Exigir Atenção para o Face ID” / “Recursos Sensíveis à Atenção”
- Esses ajustes são desativados por padrão se você ativar o VoiceOver ao configurar o iPhone pela primeira vez.
A decisão é sua, mas essa opção deixa o dispositivo menos seguro.
Como evitar o uso do Face ID para desbloquear seu iPhone enquanto você dorme
Para evitar que pessoas maliciosas e oportunistas desbloqueiem o seu iPhone enquanto você dorme, usando o Face ID, faça o seguinte:
- Abra ‘Ajustes’ e role para baixo até encontrar a opção ‘Face ID e Código’
- Insira a senha para acessar o menu da ferramenta de privacidade
- Em ‘Atenção’, ative ‘Exigir Atenção para o Face ID’ e ‘Recursos com Detecção de Atenção’
Assim que fizer isso, seu aparelho usará a câmera para verificar se você está olhando para o aparelho.
Conclusão
Se você configurar corretamente seu Face ID, com certeza o recurso responderá bem durante o uso e seguirá sendo uma proteção e uma comodidade para você. Por outro lado, se você não fizer isso com atenção e se não seguir as orientações passadas pela Apple, o recurso irá falhar e será um incômodo.
Aproveite esse post para fazer corretamente essa configuração e aproveitar ao máximo esse recurso no seu iPhone.
E seu dispositivo estiver com algum problema, não precisa se desesperar. Fale com a Loja do Sapo que nossos especialistas ajudam você e consertam seu aparelho no menor tempo e pelas melhores condições!